Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Comigo está tudo bem e com uma agenda bastante cheia de palestras, mentoria, eventos, produção de livro e o podcast que está no ar. Muita coisa não é gente?!
Quero contar para vocês um pouquinho das últimas demandas dessa Relações Públicas palestrante que tem circulado por aí levando a palavra para compartilhar experiências, falar de inclusão e contribuir para a mobilização em prol de uma sociedade inclusiva.
Começo contando sobre um convite muito bacana que recebi para participar do Diversiprosa - II Fórum de Comunicação, Diversidade & Inclusão nas Organizações que aconteceu no Memorial Minas Vale no dia 14 de outubro das 09 às 14h, tendo como tema “Pessoas diversas, espaços múltiplos: reescrevendo histórias de inclusão”.
O encontro foi muito legal e disponibilizou um espaço ótimo que teve como objetivo questionar, avaliar e analisar os verdadeiros acessos e acessibilidades, obstáculos e
“permissões” a espaços: diversidade, acolhimento e pertencimento pela lupa da inclusão. Nesse sentido, sendo eu uma pessoa com deficiência intelectual, assumir o protagonismo da ação e compartilhar minhas experiências é superimportante para contribuir nas discussões quando se pensa diversidade e inclusão, não é mesmo?! Afinal, é nada sobre nós, sem nós.
No encontro, eu falei um pouco da minha vida, falei um pouco do meu trabalho e foi muito produtivo. Me perguntaram sobre minha vida, do trabalho que eu executo como relações públicas, como conselheira de diversidade e inclusão no conselho de relações públicas e dos meus projetos na AIC. Eles queriam falar de mim, sobre a minha rotina de trabalho, as minhas coisas que eu faço e eu fiquei muito feliz e honrada em poder contribuir na luta contra o capacitismo e na reflexão sobre a vida cotidiana e inclusão social na prática.
Já no final do mês de outubro eu tive a oportunidade de participar de mais uma edição do Expedição 21, que dessa vez aconteceu nos EUA e eu fui convidada para dar uma mentoria durante o evento para outros colegas que, assim como eu, tem Síndrome de Down.
Contando um pouquinho dessa experiência, a minha mentoria foi ótima, falei sobre a questão da autonomia, independência, empoderamento e sobre a minha experiência antes e depois da participação na Expedição 21. Contei o tanto de coisas que aprendi, da experiência de ficar longe da família e de assumir responsabilidades comuns da vida cotidiana. Aproveitei para incentivar a galera a assumir seu protagonismo, buscar formas de aprender mais, sonhar e acreditar que também são capazes de conquistar diversas coisas.
Além da minha mentoria, sabe que outra coisa topzera que eu fiz lá? Fui conhecer a Nasa! “Cê acredita?!”
Lá dentro da Nasa, o moço falou sobre a história da NASA, como foi quando o astronauta foi para a Lua e eu achei muito interessante! Mas nesse dia também foi um pouco cansativo, porque fiz várias coisas, fiz a mentoria e fomos para a Nasa com a galera participante da Expedição 21 mas, valeu super à pena e eu gostei muito de participar com a galera.
Assim que retornei, fui atender a um convite muito bacana da professora Anelice Ribetto, inclusive já foi uma das entrevistadas do meu podcast. Ela me convidou para participar da disciplina Educação Especial na turma de pedagogia da UERJ de São Gonçalo - RJ. E sabem de uma coisa?! A tecnologia ajudou muito a gente a tecer novas conversas possíveis. Eu estava na minha terra BH e ela com sua turma no Rio de Janeiro e fizemos uma conferência virtual onde participei da aula, compartilhando sobre minha trajetória de formação com as estudantes e futuras professoras.
Essa agenda já foi em novembro, no dia 13/11 e adorei conhecer a turma de pedagogia, ver a participação da galera e falar junto com a Danusa Tederiche sobre o meu projeto Inclusive Luísa. Foi um encontro foi maravilhoso! Tiveram muitas pessoas me perguntando várias coisa e eu fiquei respondendo uma pessoa de cada vez. Eu falei sobre o Projeto Inclusive Luísa, sobre a minha formação, como foi na etapa escola, na faculdade e também agora na pós-graduação e a Danusa tederiche me ajudou nas intervenções também e contou sobre a experiência dela em trabalhar comigo. Amo nossa parceria!
Algumas das curiosidades que surgiram na turma foi como cheguei na AIC e comecei o Projeto do Inclusive Luísa, sobre o meu crescimento e desenvolvimento até os dias de hoje. Queriam saber sobre a minha trajetória de vida, no trabalho, na escola, na faculdade, na Pós- Graduação e um pouquinho da minha vida pessoal. Se eu tive apoio educacional nessas fases diversas da vida e que tipos de apoios foram esses. Sabem de uma coisa que pensei?! Esse encontro com as estudantes da pedagogia para falar da minha história de vida ajuda para que elas possam perceber as muitas possibilita de atuarem com inclusão em diversos espaços sejam eles escolares e/ou não escolares. Muito bacana, né?!
Um outro convite que recebi foi da minha amiga Cristina Abreu para junto com ela falar sobre inclusão na “Conferência Cidadã uma CASSI mais inclusiva para as pessoas com deficiência”, que aconteceu nessa quarta-feira, dia 22 de novembro no Banco do Brasil em Belo Horizonte. A CASSI – Caixa de assistência dos funcionários do Banco do Brasil é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1944 por um grupo de funcionários do Banco do Brasil. Nesse encontro falei da minha história de vida e da minha experiência no mercado de trabalho, quanto profissional de relações públicas atuante que sou. O encontro foi promovido para ampliar o debate sobre a política de relacionamento com a pessoa com deficiência e pude contar como é para mim, ter tido a oportunidade de assumir a profissão ao qual fui formada e de reforçar a importância de ampliação de espaços para que as pessoas com deficiência também exerçam suas profissões e entrem para o mercado de trabalho.
Bem, o mês de novembro está quase encerrando, mas a minha agenda ainda não (risos) e dezembro vem aí, né?! E vem com tudo! Sabem de mais uma coisa?! Tem mais artigo vindo aí!
Nos dias 29,30/11 e 01 e 02/12 estarei participando da VI SICO - Seminário Internacional de Comunicação Organizacional que acontecerá em Viçosa - MG. Lá apresentarei o meu 8º artigo, cê acredita?! Isso mesmo, mais um texto que escrevi em parceria com a Rafaela Lima e Danusa Tederiche, intitulado Todo mundo cabe no mundo do trabalho: aprendizagens da experiência com Luísa Camargos. Me sigam lá nas redes sociais @lusrcamargos para acompanhar essa experiência dessa Lu acadêmica aqui! Adooooooro!!!
Vou ficando por aqui galera, beijos e até as próximas novidades!!
Abraços carinhosos,
Luísa Camargos!
Comentarios