Buscar

Valorização da diversidade e miniatletismo no Ceará

O professor de educação física Antônio Alberto Peixoto Mota mostra seu interesse em formações em educação inclusiva para eliminar barreiras aos estudantes com deficiência.



Foto: Pat Albuquerque


O Professor Antônio desenvolve uma prática pedagógica acessível a todos os alunos na escola EEIEF Nair Magalhães Guerra, localizada na cidade de Caucaia, no estado do Ceará, onde ministra aulas. Após conscientização sobre a importância da valorização da diversidade, foi criada uma escolinha de miniatletismo nas aulas de educação física, com a finalidade de incluir todos os estudantes da escola. Nessas aulas, acontece um importante processo de parceria entre os alunos: trabalhando em duplas, um auxilia o outro.


Para as atividades, o educador utiliza venda nos olhos e caneleiras para possibilitar a participação de todas e todos. Além das aulas, Antônio também coloca em prática os conhecimentos adquiridos em projeto da Federação dos Mesatenistas do Ceará que envolve escolas, a Secretaria Municipal de Educação e a comunidade escolar.


As atividades exercitam a prática do tênis de mesa com estudantes de oito escolas da região e fazem parte do grupo de trabalho do selo Unicef, um reconhecimento do Fundo das Nações Unidas para Infância Site externo (Unicef) oferecido aos municípios de estados do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira. O objetivo é estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes dessas regiões.


Diante das ações, Antônio entende que a formação continuada é um importante facilitar para os educadores na elaboração de práticas inclusivas e inovadoras, mas defende que os gestores escolares também devem se capacitar:


É preciso que as formações também sejam direcionadas aos gestores, para promoverem práticas inclusivas e trabalharem em conjunto com os educadores.

Em sua unidade, os gestores estão tentando fazer horários de planejamentos conjuntos para que os projetos sejam trabalhados de forma comum em todas as disciplinas, facilitando a aprendizagem dos alunos.


Fonte: Diversa

INCLUSIVE LUÍSA - Mobilização por uma sociedade all inclusive

 

Criado por AIC - Agência de Iniciativas Cidadãs

  • Preto Ícone Instagram
  • Ícone preto do Facebook