top of page

SOCIEDADE INCLUSIVA
(também conhecida como "todo mundo cabe no mundo")

Imagem do WhatsApp de 2024-04-24 à(s) 08_edited.jpg

Reprodução via internet 

Conheça o livro “Direitos do Autista”: um guia prático e completo para se informar sobre os seus direitos 

 

24/04/2024

A informação é um pilar muito importante para o combate ao preconceito, porque somente através dela vamos ter conhecimento dos nossos direitos, e, por consequência, estarmos mais preparados para cobrar aos nossos governantes. Pensando nisso, separamos, nessa última semana do mês de conscientização do autismo, um livro repleto de informações para pessoas com TEA, familiares e quem mais se interessar pela causa.

Uma inciativa da página Autismo Legal criada por Carla Bertin, o livro “Diretos dos autistas”, produzido por MEDIART, traz algumas informações sobre quais direitos uma pessoa com TEA possui em diversas áreas de sua vida. Como, por exemplo, estudos, trabalho, lazer, viagens, etc.

Para saber sobre os direitos dos autistas, clica no link abaixo e confira! 

Fonte: https://autismolegal.com.br/e-book/

Estamos no Abril Azul! Venha saber um pouco mais sobre essa data e ficar por dentro dos eventos que estão rolando em Belo Horizonte

08/04/2024

Abril Azul é o mês de conscientização do autismo, o qual foi definido durante a assembleia geral da ONU, em janeiro de 2008. O motivo da criação da data é informar a sociedade sobre o TEA, com o objetivo de diminuir a estigmatização das pessoas autistas e de lembrar aos governantes a respeito da importância da criação e manutenção de políticas públicas nas áreas, por exemplo, de educação, saúde, lazer e atendimento preferencial, em prol das pessoas com o espectro, a fim de assegurar o bem-estar dessa comunidade. Além disso, a cor azul também é um símbolo da luta contra a discriminação, sendo assim, é comum que durante o mês de abril as pessoas engajadas na causa usem roupas azuis. Além disso, prédios públicos e pontos turísticos ficam iluminados com essa cor.  

O azul foi escolhido porque antes se acreditava que o autismo era mais visto em meninos, porém, estudos recentes estão apontando para um crescente diagnóstico também em meninas. De acordo com a versão mais atual, no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) foi esclarecido que o autismo pode passar despercebido em meninas, porque as dificuldades sociais e de comunicação se apresentam de forma mais sutis.  

Atualmente outros símbolos são utilizados para representar a luta contra o preconceito, como, por exemplo, o símbolo multicolorido do infinito.  Ele traz a ideia de que a neurodiversidade é infinita e de que o autismo é uma expressão natural do ser humano.  Além disso, as cores que o compõem representam a diversidade existente dentro do espectro autista. 

Por fim, para celebrar o Abril Azul, a Comissão das Associações de Defesa dos Direitos dos Autistas de Minas Gerais (CADDAMG) organizou uma série de eventos que acontecerão em Belo Horizonte e região: 

 Fonte:

https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2023/04/autismo-transtorno-cresceu-entre-mulheres-criancas-e-adultos-entenda-o-motivo.ghtml 

https://www.autismoemdia.com.br/blog/simbolos-do-autismo/ 

https://autismoerealidade.org.br/2022/04/30/abril-azul-historia-e-significados/ 

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-04/dia-mundial-de-conscientizacao-sobre-o-autismo-e-celebrado-nesta-terca 

https://defensoria.am.def.br/2023/04/26/mes-do-tea-veja-leis-que-asseguram-direitos-das-pessoas-com-autismo/#:~:text=Criada%20em%202012%2C%20a%20Lei,precoce%2C%20assim%20como%20tratamento%20adequado. 

https://www.jadeautism.com/simbolos-do-autismo-e-seus-significados

simbolo-do-autismo-infinito-jade-autism-

AGENDA DE AÇÕES EM PROL DO AUTISMO EM BH

Unidas pelo Autismo 

Data: 14/04/24 

Hora:10h

Evento: Passeio de Motocicletas 

Local: Pampulha BH 

Informações : Catiane e Equipe Unidas catianef.g@hotmail.com 

Políticas do Autismo

Data: 25/04/24 

Hora: 19h 

Evento: Cinema comentado com RC: “Minha Esperança é Você” 

Local: Sala Humberto Mauro Palácio das Artes BH 

Informações: Cláudia Messias e Paula Pimenta – observatoriodoautismoebp@gmail.com 

Casa do Baile – Pampulha BH 

Data:28/04/24 

Hora: 10h

Evento: Apresentação Musical de Vídeos de Artistas Autistas 

Local: Casa do Baile – Pampulha BH 

Informações: Meiry Geraldo contatogaleriaaut@gmail.com 

Associação Agraça

Data: 25/04/24 

Hora: 14h 

Evento: Roda de Conversa: Realidade da Saúde Mental das Cuidadoras de Pessoas com Autismo – Experiências. 

Local: Agraça – Rua Virgínia, 276 - Carlos Prates BH 

Informações: Maristela Ferreira Zap (31) 2510 4082 agraca@agraca.org.br 

Galeria Aut

Data: 28/04/24 

Hora: 10h

Evento: Música no Baile – Show de Artistas Autistas 

Local: Casa do Baile – Pampulha BH 

Informações: Meiry Geraldo contatogaleriaaut@gmail.com 

 

Senac MG Núcleo de Pós Graduação 

Data: 30/04/24 

Hora: 8h

Evento: Seminário: Autismo, Educação e Trabalho  

Local: Auditório do Senac MG R. Guajajaras 40 /16ºa 

Informações:  anaroberta@mg.senac.b  

Imagem de Marcos Mion, homem braco com barbas com a mão no rosto de seu filho Romeu Mion, homem jovem branco com espectro autista.

Romeo e Marcos Mion. Foto retirada do site da Revista Quem.

Em 2024 lei Romeo Mion completou 4 anos de existência

29/02/2024

A lei nº 13.977/20 conhecida por lei Romeo Mion comemorou 4 anos em janeiro de 2024. Sancionada em 2020, a lei que carrega o nome do filho do apresentador Marcos Mion, visa trazer mais inclusão para pessoas do espectro autista por meio da carteira de Identificação da Pessoa com TEA -Transtorno do Espectro Autista. A carteira garante prioridade no atendimento e no acesso a serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Vale lembrar que no estado de Minas Gerais o documento é emitido presencialmente nas unidades de atendimento integrado (UAI), como também pode ser solicitado através do site http://cidadao.mg.gov.br/.

Para ficar por dentro do que diz a lei acesse o site do Senado Federal

Créditos:

Produção textual Larissa Pereira.

Edição: Luisa Camargos, Danusa Tederiche e Larissa Pereira.

Revisão: Vivian Xavier, Danusa Tederiche e Priscylla Ramalho

bottom of page