top of page

SOCIEDADE INCLUSIVA
(também conhecida como "todo mundo cabe no mundo")

simbolo-do-autismo-infinito-jade-autism-

Estamos no Abril Azul! Venha saber um pouco mais sobre essa data e ficar por dentro dos eventos que estão rolando em Belo Horizonte

08/04/2024

Abril Azul é o mês de conscientização do autismo, o qual foi definido durante a assembleia geral da ONU, em janeiro de 2008. O motivo da criação da data é informar a sociedade sobre o TEA, com o objetivo de diminuir a estigmatização das pessoas autistas e de lembrar aos governantes a respeito da importância da criação e manutenção de políticas públicas nas áreas, por exemplo, de educação, saúde, lazer e atendimento preferencial, em prol das pessoas com o espectro, a fim de assegurar o bem-estar dessa comunidade. Além disso, a cor azul também é um símbolo da luta contra a discriminação, sendo assim, é comum que durante o mês de abril as pessoas engajadas na causa usem roupas azuis. Além disso, prédios públicos e pontos turísticos ficam iluminados com essa cor.  

O azul foi escolhido porque antes se acreditava que o autismo era mais visto em meninos, porém, estudos recentes estão apontando para um crescente diagnóstico também em meninas. De acordo com a versão mais atual, no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) foi esclarecido que o autismo pode passar despercebido em meninas, porque as dificuldades sociais e de comunicação se apresentam de forma mais sutis.  

Atualmente outros símbolos são utilizados para representar a luta contra o preconceito, como, por exemplo, o símbolo multicolorido do infinito.  Ele traz a ideia de que a neurodiversidade é infinita e de que o autismo é uma expressão natural do ser humano.  Além disso, as cores que o compõem representam a diversidade existente dentro do espectro autista. 

Por fim, para celebrar o Abril Azul, a Comissão das Associações de Defesa dos Direitos dos Autistas de Minas Gerais (CADDAMG) organizou uma série de eventos que acontecerão em Belo Horizonte e região: 

 Fonte:

https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2023/04/autismo-transtorno-cresceu-entre-mulheres-criancas-e-adultos-entenda-o-motivo.ghtml 

https://www.autismoemdia.com.br/blog/simbolos-do-autismo/ 

https://autismoerealidade.org.br/2022/04/30/abril-azul-historia-e-significados/ 

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-04/dia-mundial-de-conscientizacao-sobre-o-autismo-e-celebrado-nesta-terca 

https://defensoria.am.def.br/2023/04/26/mes-do-tea-veja-leis-que-asseguram-direitos-das-pessoas-com-autismo/#:~:text=Criada%20em%202012%2C%20a%20Lei,precoce%2C%20assim%20como%20tratamento%20adequado. 

https://www.jadeautism.com/simbolos-do-autismo-e-seus-significados

Unidas pelo Autismo 

Data: 14/04/24 

Hora:10h

Evento: Passeio de Motocicletas 

Local: Pampulha BH 

Informações : Catiane e Equipe Unidas catianef.g@hotmail.com 

Políticas do Autismo

Data: 25/04/24 

Hora: 19h 

Evento: Cinema comentado com RC: “Minha Esperança é Você” 

Local: Sala Humberto Mauro Palácio das Artes BH 

Informações: Cláudia Messias e Paula Pimenta – observatoriodoautismoebp@gmail.com 

Casa do Baile – Pampulha BH 

Data:28/04/24 

Hora: 10h

Evento: Apresentação Musical de Vídeos de Artistas Autistas 

Local: Casa do Baile – Pampulha BH 

Informações: Meiry Geraldo contatogaleriaaut@gmail.com 

Associação Agraça

Data: 25/04/24 

Hora: 14h 

Evento: Roda de Conversa: Realidade da Saúde Mental das Cuidadoras de Pessoas com Autismo – Experiências. 

Local: Agraça – Rua Virgínia, 276 - Carlos Prates BH 

Informações: Maristela Ferreira Zap (31) 2510 4082 agraca@agraca.org.br 

Galeria Aut

Data: 28/04/24 

Hora: 10h

Evento: Música no Baile – Show de Artistas Autistas 

Local: Casa do Baile – Pampulha BH 

Informações: Meiry Geraldo contatogaleriaaut@gmail.com 

 

Senac MG Núcleo de Pós Graduação 

Data: 30/04/24 

Hora: 8h

Evento: Seminário: Autismo, Educação e Trabalho  

Local: Auditório do Senac MG R. Guajajaras 40 /16ºa 

Informações:  anaroberta@mg.senac.b  

Imagem de Marcos Mion, homem braco com barbas com a mão no rosto de seu filho Romeu Mion, homem jovem branco com espectro autista.

Romeo e Marcos Mion. Foto retirada do site da Revista Quem.

Em 2024 lei Romeo Mion completou 4 anos de existência

29/02/2024

A lei nº 13.977/20 conhecida por lei Romeo Mion comemorou 4 anos em janeiro de 2024. Sancionada em 2020, a lei que carrega o nome do filho do apresentador Marcos Mion, visa trazer mais inclusão para pessoas do espectro autista por meio da carteira de Identificação da Pessoa com TEA -Transtorno do Espectro Autista. A carteira garante prioridade no atendimento e no acesso a serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Vale lembrar que no estado de Minas Gerais o documento é emitido presencialmente nas unidades de atendimento integrado (UAI), como também pode ser solicitado através do site http://cidadao.mg.gov.br/.

Para ficar por dentro do que diz a lei acesse o site do Senado Federal

AGENDA DE AÇÕES EM PROL DO AUTISMO EM BH

Créditos : Produção textual Larissa Pereira com Luísa Camargos e Danusa Tederiche. Edição Danusa Tederiche, Luisa Camargos, e Larissa Pereira. Revisão Priscylla Ramalho e Vivian Xavier

bottom of page