DIÁRIO DE LU
(ou As aventuras e desventuras deste mundo...)

Ciclo “Minas Gerais: outras veredas nas terras de Guimarães Rosa”

A viagem pelo sertão mineiro
Ciclo “Minas Gerais: outras veredas nas terras de Guimarães Rosa”
Hoje quero registrar algo muito especial que está acontecendo neste semestre: estou participando do Ciclo de Palestras “Minas Gerais: outras veredas nas terras de Guimarães Rosa”. Só de escrever isso já fico emocionada! A vastidão do sertão mineiro, os caminhos da literatura e as múltiplas vozes que moldam Minas estão no centro dessa jornada tão rica e inspiradora.
O ciclo é uma verdadeira travessia literária que parte do sertão rosiano e segue por veredas afro-brasileiras, indígenas e urbanas. A proposta é refletir sobre os diálogos entre história e ficção, explorando as influências culturais que moldaram a obra de Guimarães Rosa.
Sobre a programação:
📅 Março a julho de 2025
💻 Modalidade 100% online
🎟 Inscrição gratuita → Clique aqui para se inscrever!
A programação completa está nas redes sociais dos organizadores — um deles é o perfil @leitoradolenguitas — e aviso: está imperdível!
Eu tenho acompanhado todas as rodas de conversa que já aconteceram e estou ansiosa pelas próximas. Inclusive, estou lendo junto com a Danusa, minha companheira de trabalho, o livro Primeiras Estórias, do Guimarães Rosa. Estamos achando a leitura divertida, curiosa e — confesso — às vezes um pouco confusa também (risos). Mas ouvir e aprender sobre o autor no ciclo tem me ajudado muito a compreender melhor sua escrita tão singular.
E tem mais: eu também vou participar do ciclo!
Fui convidada pelo Instituto Guimarães Rosa e pelo leitorado Lenguitas de Buenos Aires para mediar uma live musical em julho, que vai trazer uma conversa emocionante sobre Guimarães Rosa. Estou super ansiosa pelo que vem por aí!
Durante essa parceria, tive a honra de falar sobre o meu trabalho e sobre o meu livro autobiográfico. Inclusive, deixei um exemplar de “Todo mundo cabe no mundo de Luísa – a história da primeira relações públicas com Síndrome de Down no Brasil” na biblioteca do Instituto Guimarães Rosa em Buenos Aires! Agora, estar de volta nesse espaço, como parte ativa dessa roda de conversas, é uma alegria imensa.
Estou muito feliz com essa conexão linda que está se formando entre a AIC, o leitorado Lenguitas e o Instituto Guimarães Rosa. Sei que será uma oportunidade incrível para mim, para os conteúdos do Inclusive Luísa e, sobretudo, para fortalecer ainda mais esse diálogo entre literatura, diversidade e inclusão.
Espero que você também goste de literatura assim como eu estou gostando — e te espero na live!
