top of page
Buscar

Luísa Camargos apresenta artigo em conferência internacional

A jovem T21 Luísa Camargos é coautora do artigo "Por um mundo aberto à diversidade: aprendendo com a história da primeira relações públicas com Síndrome de Down no Brasil" apresentado na 9ª Conferência Latinoamericana y Caribeña de Ciências Sociales (Clacso 2022) que aconteceu no México.


O artigo que traz também parte da história de vida da própria Luísa e foi construído de maneira colaborativa por quatro mulheres que atuam em ações de comunicação e de mobilização social voltadas ao fortalecimento e à ampliação da perspectiva da sociedade inclusiva. O trabalho colaborativo e a participação ativa de Luísa, potencializa o artigo e o debate sobre inclusão.


"Ao ocupar espaços, se fazer visível, viver a vida em sua plenitude e, assim, afirmar o direito à vida em todas as suas dimensões, Luísa faz de sua história de vida um exemplo concreto de que o acesso a oportunidades é decisivo para trajetórias como a dela e de que, quando há equidade, diversidade é sinônimo de potência".


Nesse sentido, a visibilidade dada à experiência de Luísa, que é ainda exceção em nosso país, é fundamental para ampliar o debate sobre inclusão. Na verdade, a presença de pessoas com deficiências nos mais diversos espaços de nossa sociedade é enriquecedora para todos, além de ser um direito. Garantir que esse direito seja concretizado, é tarefa coletiva.


Ainda sobre artigo, Luísa o apresentou na conferencia realizada no México, nas palavras delas "eu falei como eu sou, como é minha luta e que todos nós, pessoas com deficiência, temos direitos, que lutamos e devemos ter uma vida plena. Falei como eu penso a minha própria história de vida desde 15 dias de nascida até no trabalho". Todos os espaços devem ser ocupados de maneira democrática e inclusiva e um espaço de troca de conhecimento, como a conferência, então, precisa se atentar para inclusão e acessibilidade. Bora conferir um pouquinho deste artigo?



bottom of page