top of page
Buscar

Parabéns, mulheres!

Olá pessoal! Passando por aqui para desejar a todas as mulheres um Feliz Dia da Mulher!

Eu sei bem que nós merecemos ser reconhecidas sempre, não é mesmo? Ainda mais quando se trata de uma sociedade em que precisamos estar todos os dias lutando por um espaço de igualdade para nós. E foi assim a luta por conquistas sociais e econômicas das mulheres ao longo dos anos. Somente em 1975, a Organização das Nações Unidas – ONU reconheceu o dia 08 de março como uma data internacional pelo dia da mulher. Embora ela tenha, nos dias de hoje, um caráter mais festivo e comemorativo, devemos lembrar sempre de nos valer dessa data e nos conscientizar para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.


Muito curiosa que sou, fui buscar saber mais um pouquinho do porquê comemoramos no dia 8 de março, o dia da mulher. Descobri que, na verdade, a proposta era criar um dia Internacional das Mulheres, mas não tinha uma data fixa.

"Pão e Paz" - Protesto feminino que aterrorizou Czar Nicolau II.

A data só foi formalizada após uma greve em meio à guerra, em 1917, quando as mulheres russas exigiram "pão e paz". Quatro dias após a greve, o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto.


A greve das mulheres começou em 23 de fevereiro, pelo calendário juliano, utilizado na Rússia na época. Este dia corresponde a 8 de março no calendário gregoriano (que é o nosso), e por isso essa data é a que comemoramos hoje.


Em muitos países, o Dia Internacional da Mulher é considerado feriado nacional, o que não acontece aqui no Brasil. Mas ainda assim, é uma data bastante importante para nós mulheres brasileiras. A criação da data, além de ser uma oportunidade para homenagear as mulheres por suas lutas e conquistas ao longo do tempo, é também uma forma de continuar debatendo e buscando por seus direitos e igualdade, pois sabemos que apesar de muitas vitórias obtidas, a mulher ainda sofre discriminação, preconceito, desvalorização profissional, violência física e psicológica, assédio, entre outras injustiças. Por isso, precisamos nos unir para seguir lutando, em uma só voz, por nossos direitos.


Como essa breve história que pesquisei me ensinou, o Dia da Mulher, é tanto uma oportunidade de fortalecer nossas lutas, quanto uma data para homenagearmos as mulheres que tanto fizeram e fazem a diferença em nossa sociedade e em nossas vidas. Por isso, quero também aproveitar para homenagear algumas mulheres brasileiras que admiro muito e muito fazem por nossa sociedade. Ao homenageá-las, quero também estender esse reconhecimento a você, minha amiga leitora, que também é merecedora de todo reconhecimento por sua história única.

Com minha mãe Marisa Camargos

Quero começar homenageando a mulher mais importante da minha vida: a minha mãe Marisa Camargos, que eu amo muito e sempre fica do meu lado. Ela, que é administradora, por muitos anos trabalhou em uma instituição de apoio a pessoas com deficiência e idosos. Quando descobriu que seria mãe de uma criança com Síndrome de Down, não mediu esforços para que eu tivesse todo o suporte necessário, tanto de especialistas quanto da família. Isso fez toda diferença para mim!


Com minha irmã Alice e minha sobrinha Laura.

Ainda falando de família, quero também parabenizar a minha irmã Alice Camargos. Ela é uma mulher super incrível que eu amo muito e sempre está comigo em várias ocasiões na minha vida. Além disso é a pessoa que me deu o presente mais especial da minha vida, a minha sobrinha Laura.


No meu trabalho, também convivo com mulheres incríveis! É até difícil escolher uma. Por isso, quero parabenizar e homenagear todas as mulheres que fazem parte da AIC, lugar onde há muito amor envolvido.

Minhas companheiras da AIC, tá faltando uma galera aí, mas tá valendo!



Não posso deixar de falar de três mulheres super profissionais: Márcia Scigliano; psicóloga, especialista em terapia cognitivo comportamental; Valéria Capreta, pedagoga que trabalha com a inclusão a partir de aulas individuais; e a psicopedagoga Neuza Loureiro (in memorian). Todas foram muito importantes para meu desenvolvimento. Cada uma em sua área de atuação, elas me ajudaram a me tornar a mulher que sou hoje e por isso sou muito grata.


Com Márcia Scigliano Com Valéria Capreta Neuza Loureiro (in memorian)


Quero, por fim, falar de mais duas mulheres que me inspiraram e inspiram bastante. Uma é a Anita Cardoso, que é Relações Públicas com 30 anos de experiência na área e também mestre em Comunicação Social. Seu trabalho me incentiva muito na profissão de RP que eu exerço. Para mim, ela é uma referência no mercado de trabalho como Relações Públicas e tem a potência de ser uma mulher, gente boa e comunicativa.

E a Rebeca que é uma mulher jovem, advogada, modelo, influencer e palestrante, assim como eu. Rebeca também é uma pessoa com nanismo e muito ativa na luta anticapacitista. Eu a conheci na Expedição 21 e passei a admirar muito o trabalho dela como mulher ativista pela sociedade inclusiva.

Com Anita Cardoso Com Rebeca


Todas essas mulheres são brilhantes em tudo que fazem e por isso merecem essa homenagem - assim como você, mulher que me acompanha. Te desejo um dia da mulher super especial e feliz. Parabéns a todas nós!!!!

Abraços,

Luísa Camargos.

bottom of page