top of page
Buscar

Luísa Camargos lança nova temporada de podcast sobre inclusão.

Podcast Inclusive Luísa, do projeto homônimo, convida pessoas com deficiência, profissionais e ativistas pela inclusão e pela diversidade a compartilharem suas histórias e lutas.

Desde outubro de 2019, Luísa atua em sua área de formação, relações públicas, na AIC - Agência de Iniciativa Cidadãs, especialmente na mobilização pela inclusão da pessoa com deficiência.

Belo Horizonte, 17 de março de 2022 – Neste ano, o Dia Internacional da Síndrome de Down será marcado por uma iniciativa protagonizada por jovens com Down. O podcast Inclusive Luísa, do projeto homônimo da AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs, estreia sua segunda temporada na data, com um episódio especial. Nele, Luísa Camargos, anfitriã do programa e primeira pessoa com Síndrome de Down a se formar em Relações Públicas no Brasil, convida Wallysson Santos, jovem que também tem Down, para uma conversa divertida sobre sua história. O podcast é disponibilizado nas principais plataformas digitais e no YouTube, com legendas.


Nos episódios seguintes, pessoas com deficiência (PCDs) e defensoras da sociedade inclusiva compartilham com Luísa suas trajetórias de vida e de luta. Fazem parte do rol de convidados profissionais como Elizete Lisboa, escritora e deficiente visual, e Talita Pagani, especialista em UX e acessibilidade digital e neurodivergente. Pessoas que acompanham a trajetória de Luísa, como sua mãe, Marisa Camargos, e sua psicóloga, Márcia Scigliano, também falam ao podcast.


A ideia é dar protagonismo e visibilidade às pessoas com deficiência, bem como às bandeiras contra a discriminação e pela garantia de direitos dessa população. A primeira temporada foi lançada em 2021, no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (21/09), e contou com relatos como o da atleta paralímpica Izabela Campos e o da ativista Mariana Rosa, além de episódio em que Luísa conta sobre sua formação.


​Inclusão de PCDs no mercado de trabalho Desde a infância, Luísa Camargos teve acesso a acompanhamento profissional e oportunidades educativas, vindo a ingressar no ensino superior e no mercado de trabalho especializado. Infelizmente, o caso da RP ainda é uma exceção entre as pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências. Apesar de avanços como a Lei de Cotas (Lei 8.213/91), que destina um percentual dos postos de trabalho formais a PCDs, o mercado de trabalho apresenta barreiras significativas para sua inclusão efetiva. A Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2019 aponta que, dos 47,5 milhões de vínculos formais ativos naquele ano, apenas 523,4 mil eram de pessoas com deficiência - o equivalente a 1,1% do total. O levantamento também mostra que, entre PCDs ocupadas, a participação de jovens era mais baixa.

O projeto Inclusive Luísa


Lançado em dezembro de 2020 pela AIC e liderado por Luísa Camargos, o projeto Inclusive Luísa busca convocar as pessoas a se abrirem à diversidade, por meio da produção de conteúdos informativos e educativos. A iniciativa mostra que a condição humana é diversa e todos os sujeitos, quaisquer que sejam as suas especificidades, têm direito à cidadania.


Para saber mais, acesse o site do projeto: inclusiveluisa.aic.org.br


A AIC - Agência de Iniciativas Cidadãs


Promover o desenvolvimento humano pleno de sujeitos e comunidades é o horizonte que norteia o trabalho da AIC - Agência de Iniciativas Cidadãs, organização sem fins lucrativos que soma quase 30 anos de atuação em cinco grandes áreas: mobilização social, educação, cultura, juventudes e fortalecimento da sociedade civil.


Junto a uma rede de mais de 500 entidades parceiras, a AIC realiza variados projetos e programas sociais voltados para a construção da cidadania. Seu trabalho já obteve o reconhecimento de mais de 30 prêmios nacionais e internacionais, concedidos por organizações como ONU Cidades, Unicef e Unesco.

Podcast Inclusive Luísa - 2ª temporada Lançamento: dia 21 de março de 2021 Disponível nas principais plataformas digitais: anchor.fm/inclusive-luisa e no YouTube, com legendas: youtube.com/c/aicaudiovisual Realização: AIC - Agência de Iniciativas Cidadãs Lista de episódios - 2ª temporada 21/03 - Wallysson Santos de Castro – jovem com Síndrome de Down 28/03 - Lorena dos Reis Freitas e Larissa Silva Barroso Teixeira – pesquisadoras sobre mães de pessoas com paralisia cerebral 04/04 - Talita Pagani – UX com foco em acessibilidade e design inclusivo, neurodivergente 11/04 - Márcia Scigliano – psicóloga da Luísa 18/04 - Elizete Lisboa – escritora, deficiente visual 25/04 - Anita Cristina Cardoso Magalhães – presidenta do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas – Conrerp 3ª Região 02/05 - Marina de Paula – professora de música da Luísa 09/05 - Marisa Camargos – mãe da Luísa







bottom of page