top of page

Minhas primeiras experiências no intercâmbio

Foto do curso na biblioteca em Miami
Foto do curso na biblioteca em Miami

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Lembram que comentei por aqui que estaria fazendo um intercâmbio nos EUA para aprender um pouco da língua inglesa? Então, o blog de hoje é para compartilhar com vocês como estão sendo as minhas primeiras experiências nesse intercâmbio. Tá curioso? Bora lá!!!


Cheguei por aqui em fevereiro para passar minhas férias e já ficar direto para o intercâmbio. Vieram comigo meus pais e, em março, eles retornaram ao Brasil. Eu fiquei com minha irmã, que mora aqui.


Juntas, fomos procurando algumas escolas nas quais eu pudesse me matricular e iniciar essa experiência. Esse processo contou com avaliações para entenderem meu nível de conhecimento em inglês e, assim, eu poder começar minhas aulas.


Aqui em Miami, o professor fala somente inglês e não entende meu português, mas dou meu jeito de conversar mesmo assim e vou contando para ele sobre o meu país. Ele achou interessante a cultura brasileira.


Tenho aprendido bastante com as aulas. O professor ensina para a gente e também passa tarefas de casa para fazermos. (“E eu esqueço de fazer a minha” – risos)


Minhas aulas são dois dias na semana: terça-feira e quinta-feira. Na terça-feira, é bem longe da casa da minha irmã, em outro bairro de Miami, na Coral Reef Branch Library, que é uma biblioteca. Lá, eu faço leituras de textos, pesquisas, atividades e assisto às aulas com a turma, que é bem diversa. Tem gente de todas as idades e de diversos lugares do mundo, como por exemplo: venezuelanos, argentinos, estadunidenses e etc.


Já na quinta-feira, é dia das aulas de conversação. Nessas aulas, a proposta é a gente interagir, bater papo, conversar sobre nossas histórias, culturas e, assim, exercitar o inglês. Minha estratégia tem sido usar recursos tecnológicos para me ajudar na hora de contar algo. Como ainda não domino o inglês para conversar fluentemente e, como mencionei, o professor não entende nada de português, meu aliado tem sido o tradutor online, para me ajudar com algumas palavras e formar frases. Assim, tem sido também uma forma de eu buscar aprender a língua cada vez mais.


Mesmo com essa variação de linguagem e o desafio de compreensão entre todos, as aulas têm sido bem legais, atrativas e com muitos risos. Tenho aprendido muito também sobre outros países e culturas nessas aulas.



Além das aulas nas bibliotecas e das conversações, tenho um suporte de reforço em casa, com uma professora particular e também a ajuda da minha irmã. Esses suportes são importantes para o meu processo de aprendizado, como sempre foram em todas as etapas da minha trajetória formativa.


Aquela apreensão e o frio na barriga de como seria interagir com tantas diferenças culturais e linguísticas até que passaram um pouco, e eu me sinto cada vez mais autônoma para viver essas experiências. Consigo interagir mais, criar minhas estratégias pessoais para aprender e, ao ficar com minha irmã, compartilhar com ela as responsabilidades de cuidar das minhas sobrinhas — como sempre posto lá no meu Instagram — tem me feito sentir que estou cada dia mais madura, e isso tem sido muito legal. Em outro momento, conto mais dessa parte da experiência para vocês em outro post do blog.


Em resumo, minhas experiências durante o intercâmbio estão sendo muito legais, e estou muito feliz por estar com minha irmã, minhas sobrinhas e meu cunhado, ficando na casa deles, aqui nos EUA, em Miami. Mas quero ressaltar que estou estudando inglês, e essa escolha se deu para me aprimorar cada vez mais na minha profissão, que eu amo muito: Relações Públicas. Por isso, acho importante estar sempre me atualizando para exercer cada vez melhor a minha profissão e continuar a trabalhar com algo que gosto muito.


Espero que tenham gostado dessas primeiras experiências que compartilhei por aqui. Em breve, trago novas histórias para vocês.


Até a próxima!

Beijos carinhosos,

Luísa Camargos

 
 
 

2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Apr 25
Rated 5 out of 5 stars.

Que bacana, Lu!!! Aproveite bastante essa experiência.

Like

Karla
Apr 25
Rated 5 out of 5 stars.

Muito legal o seu relato, Lu! Deve ser um grande desafio.

Like

INCLUSIVE LUÍSA - Mobilização por uma sociedade all inclusive

 

Criado por AIC - Agência de Iniciativas Cidadãs

  • Preto Ícone Instagram
  • Ícone preto do Facebook
chancela AIC simplificada.png
bottom of page